Livro 39: Terra em Chamas - Bernard Cornwell

14:10

Faz dois dias que estreou "The Last Kingdom", então a resenha dessa semana não poderia deixar de ser sobre essa saga MARA chamada Crônicas Saxônicas.


E capricharam no ator protagonista, viu? rsrs
 

O escolhido da vez foi "Terra em Chamas", que é o quinto volume da história de Uhtred, um guerreiro Saxão de coração Dinamarquês, e da própria Inglaterra. 



Neste ponto da trama, o Rei Alfredo está mais velho e cada vez mais fraco, com um herdeiro ainda muito novo para ocupar o trono de Wessex. Enquanto a liderança Saxã se torna ainda mais frágil, os dinamarqueses, liderados por Harald Cabelo de Sangue, atacam. Mas o rei Alfredo tem Uhtred, que derrota os vikings novamente.

Maaaaaas, como já percebi nas minhas leituras de Cornwell, quando está tudo indo bem é melhor o leitor se preparar, porque lá vem bomba!

Assim a alegria pela vitória na batalha é ofuscado por uma tragédia que leva Uhtred a jurar jamais servir o reino saxão novamente: Gisela, sua esposa amada, morre tentado dar à luz seu quarto filho e um dos tão detestados padres de Alfredo a ofende publicamente numa festa, chamando-a de 'Prostituta da Babilônia". 

Com sangue fervendo nos olhos, Uhtred mata o padre e não aceita se curvar mais aos desejos do rei, e foge para o norte. Agora o sonho de retomar as terras que lhe são de direito na Nortúmbria parece mais próximo. E para alcançar seu objetivo, o guerreiro se une ao amigo Ragnar e ao antigo inimigo Haesten para tomar Wessex.

Só que as fiandeiras do destino estavam torcendo as linhas da vida do nosso protagonista para outras direções.

Gosto de imaginar as fiandeiras como as Parcas, da mitologia grega. Sempre trollando...


Os dinamarqueses de Ânglia Oriental e os vikings da Nortúmbria pretendem conquistar toda a Inglaterra, numa tentativa de evitar que os futuros ingleses os mandem de volta para sua terra natal.

Ao mesmo tempo, AEthelflaed, filha do rei Alfredo e esposa do governante (inútil, burro, covarde e ambicioso) da Mércia, cobra o juramento que Uhtred lhe fez e o convoca a lutar de novo pelos Saxões.

Olha,,, é um pouco estressante ver o quanto esses juramentos tiram o personagem de seu objetivo principal e de sua religião. Afinal, como pagão convicto, lutar para que os Cristãos preservem seus reinos e convertam todos à nova fé não parece ideal ou desejável.

Fazer o que...

É também nesse livro que começamos a perceber a real conexão entre Uhtred e AEthelflaed. Até então eles eram amigos, apenasmente. Agora que começa a esquentar... <3

E comecei a observar um padrão em todos os livros da série: Eles trazem 80% de drama pessoal dos personagens e, invariavelmente, terminam com uma luta tensa em que Uhtred sai vencedor por suas habilidades e inteligência extremas e, claro, por sorte!

Amei demais! E amei também foi descobrir que o autor não pretende parar tão cedo!

- Quantos outros livros de Uhtred você planejou? Eu estou apaixonada por ele!
- Quem dera eu soubesse! Acabei de começar um novo, e suspeito que haverá pelo menos outros livros depois deste. Vou dizer ao Uhtred que você está apaixonada. Ele vai gostar disso!
<3 Cornwell... Como não amar?

Se você quer começar logo a assistir a série, o The Last Kingdom BR já liberou os links para download dos dois primeiros episódios - com legenda!

Outros Posts

0 comentários

Buscar no Blog