Livro 3: O Resgate no Mar - Parte 1 e 2

17:04

Como eu disse no final do post sobre 'A Libélula no Âmbar", o segundo livro da série Outlander termina colocando o leitor desesperado para ler a continuação da história, que acontece em 'O Resgate no Mar' - tema da resenha de hoje.

[caption id="attachment_61" align="aligncenter" width="208"]O Resgate no Mar Capa Esse ainda não tem capa nova :/[/caption]

Antes de mais nada, um aviso aos navegantes: a partir do terceiro volume da saga a autora, Diana Gabaldon, ganhou um fôlego enorme pra escrever. Resultado?

1) Os livros passaram a ser lançados em duas partes e;

2) Não tem como fazer uma resenha vapt vupt da trama (são 1001 páginas que eu li com muito amor e querendo bis!), então separa uns minutinhos aí e vamos voltar pra Escócia, em 1968.

(Daqui para frente não me responsabilizo pelos leves spoilers que darei porque não tem jeito, pra resenhar bem preciso dar com a língua nos dentes.odeio isso. sorry por motivo de força maior)

Para começo de conversa, 'O Resgate no Mar - Parte 1' coloca o leitor a par do que aconteceu nesses 20 anos em que Jamie Fraser e Claire Beauchamp estiveram separados, desde que ela volta para o futuro atravessando novamente o círculo de pedras (e deixando o colega prestes a morrer na batalha, que já se sabia perdida, de Culloden).

Aí a gente passa a tristeza de ver o casal já tão querido se perder em 200 anos, o sofrimento de Jamie em saber que nunca mais veria sua mulher e seu filho (sim, ela estava grávida), e a dificuldade de Claire em se restabelecer no século XX com Frank (seu primeiro marido).

Imagina você que sua mulher desaparece por 3 anos e volta GRÁVIDA, dizendo que viveu esse tempo todo com um escocês do século XVIII? É de pirar, né?

Mas Frank Randall é um bom homem (ao contrário do seu antepassado babaca, Jack Randall) e, quando Brianna nasce, ele passa a amá-la e resolve criá-la como sua, fazendo Claire prometer não mencionar o pai biológico da menina enquanto ele viver.

Nesse meio tempo a protagonista da nossa história faz faculdade de medicina, vê sua filha (que é o xerox feminino de Jamie) crescer e vive se perguntando o que aconteceu com seu verdadeiro amor do passado.

Enquanto isso - em capítulos intercalados, que tornam a leitura ainda mais instigante - Jamie sobrevive à batalha e passa a ser perseguido como traidor, revoltoso e etc etc.

Ele vive por muito tempo preso/escondido numa caverna/fugido/servo, o que acaba deixando pistas para que, lá em 1968, Claire consiga rastreá-lo - com a ajuda de Roger Wakefield, um jovem historiador, que se apaixona por Brianna.

Nisso, minha gente, o leitor vai ficando tenso (principalmente se for ansioso igual a pessoinha que vos fala). Mas ao mesmo tempo a gente cria um vínculo fortíssimo com os dois personagens principais, na esperança de que o amor deles não se dissolva com a distância espaço-temporal.

É isso que faz com que você leia desesperadoramente até chegar à 2ª parte. Frank morre (falei que tinha Spoiler =x) e Claire se sente livre para contar à Brianna sobre sua real ascendência escocesa. Óbvio que a garota entra em parafuso! Ela amava o pai e, a princípio, acha que a mãe bebeu as 'cachaças universais' para inventar um absurdo assim.

Mas com o tempo, e uma mãozinha de Roger, Bree vê provas físicas de que Jamie existiu (e que sua mãe foi casada com ele 220 anos atrás). É aí que Claire descobre que Fraser muito provavelmente está vivo e decide retornar.

Aí vem 'O Resgate do Mar - Parte 2' que, na minha humilde opinião, é uma sucessão de confusões para o lado do casal protagonista. A princípio Claire consegue chegar a passado no ano certo e reencontra Jamie. Aeee!!

Mas eles mal têm tempo de se ver, se abraçar, colocar o papo em dia, se amar e tchururu,  que já começa uma loucura de perseguição, sequestro, fuga, contrabando, doença, escravidão etc etc etc. Resumo da ópera: os dois vão parar em um navio rumo às ilhas caribenhas, para tentar resgatar o sobrinho de Jamie, que foi levado junto com um monte de jóias roubadas - e é isso que dá título ao livro.

Para não colocar muita areia na leitura de vocês, vale dizer que a segunda parte tem uma surprise  que deixa a gente com aquela sensação de "OI? Deixa eu voltar aqui e ler isso de novo, que não é possível!" . Mas ó... MUITO BOM! EXCELENTE!

Curtiu? Ficou com vontade ler? Sou tão legal que já deixo aqui o link pra você fazer o Download!

Outros Posts

2 comentários

  1. olá
    não achei o link para baixar o livro. vc poderia me enviar por e-mail? grapimentel@yahoo.com.br grata

    ResponderExcluir
  2. Olá! O link não funcionou. Será que me poderia mandar para o mail por favor?
    relameka@gmail.com muito obrigada !

    ResponderExcluir

Buscar no Blog