[Leitura da Semana] O Livro do Silêncio - Deuses de Dois Mundos - Livro 1. I P.J. Pereira

06:11

Hello meus Depressivos e Depressivas!! Lá vou eu pra mais uma trilogia (amo, não nego, esse tipo de coleção).

A escolhida da vez foi "Deuses de Dois Mundos", obra brasileiríssima de J.P Pereira, que eu encontrei por conta do meu interesse em ler e conhecer mais sobre a cultura Iorubá e os Orixás.


~ Book Trailler da história <3 ~
 
Confesso que, quando comecei a leitura do primeiro volume, 'O Livro do Silêncio', achei a narrativa bem confusa, os primeiros capítulos aparentemente sem nexo. 



A história começa em São Paulo, no ano de 2001. 

O jovem Newton Fernandes, mais conhecido como New, descreve em e-mails para um misterioso homem chamado Laroiê como, entre aventuras sexuais e refeições épicas, sua ascensão na carreira jornalística foi dificultada por inconvenientes chamados à uma missão mística. Dizendo-se avesso a qualquer ideia ou prática religiosa, New tentou escapar daquela responsabilidade que nunca pediu. Mas não foi tão fácil assim. A cobertura de um grande caso de sabotagem industrial que mudaria sua carreira havia sido interrompida sem muita explicação. (...) New, em suas noites solitárias no seu apartamento em Moema, se viu numa viagem em sonhos por uma terra misteriosa chamada Orum, onde participou de uma cerimônia divinatória ao redor de um lago mágico, junto com outros quinze homens de tempos e lugares distintos.

No fundo do lago, New assistiu à jornada de Orunmilá, o maior babalaô de todos os tempos. Quando seus instrumentos divinatórios se calaram, junto com os de todos os outros balalaôs do mundo, o velho adivinho foi ordenado pelos orixás a recrutar um exército e recuperar os príncipes do destino raptados pelas feiticeiras Iá Mi Oxorongá. (...) O adivinho então varreu o mundo de seu tempo e trouxe para sua expedição o mais poderoso grupo de guerreiros já visto naquelas terras. O general Ogum, o guerreiro louco que mesmo tendo água, lava-se com sangue. Seu irmão Oxóssi, o confiante caçador que jamais erra uma flecha. O príncipe Xangô, insolente e sedutor, mas dono de poderosas pedras de raio capazes de partir árvores ao meio e incendiar cidades em instantes. A guerreira Iansã, que além de lutadora aguerrida, é capaz de se disfarçar de animais e comandar tempestades. Oxum, a bela e dengosa filha de Orunmilá, com encantos tão poderosos que controla as águas dos rios, e que logo se tornou esposa do general Ogum. E o jovem e leal mensageiro de Orunmilá, Exu, sempre surpreendente em sua astúcia e sua fome sem fim.


Se você não tem muito conhecimento sobre os Orixás, vai achar tudo ainda mais estranho, mas confesso que vale a pena! 

Meu único erro durante a leitura foi, por causa do meu estranhamento inicial, recorrer ao Skoob e ler as resenhas já postadas na página do livro.

Muitas pessoas falando que acharam decepcionante.

Discordo delas. 

Achei confuso sim o início, mas o desenrolar da história vai ficando cada vez mais interessante, e o "vai e vem" dos capítulos entre a narrativa de New e de Orunmilá (cada vez mais interligadas) foi maravilhoso! Adorei! E já vou passar para o próximo!! Quero saber onde vai dar toda essa guerra entre "Elas" e "Eles" =x

Outros Posts

0 comentários

Buscar no Blog