[LIVRO DA SEMANA] GRACE - A Princesa de Mônaco

04:27

Hello, meu povo!! Começamos 2016 bem "sangue nos olhos" com a resenha de Morte dos Reis (quem ainda não leu, pode conferir aqui), então resolvi ir de um extremo ao outro e trazer essa semana um livro beeeem diferente, sobre um dos romances mais famosos do Séc. XX.

O escolhido dessa semana foi: GRACE - A Princesa de Mônaco, de Jeffrey Robinson (E publicado pela Editora LeYa)

" (...) o mais cobiçado solteirão da Europa, Príncipe Rainier de Mônaco, e a mais bela estrela de Hollywood, a atriz Grace Kelly, se apaixonaram, tendo como pano de fundo o cenário mais próximo de um conto de fadas que o mundo moderno foi capaz de produzir, a Riviera Francesa e o Principado de Mônaco."
Para quem gosta de biografias que contam a história de grandes personalidades mundias, essa é uma leitura CHEIA!

Primeiro, porque o livro não fica preso à vida da atriz e sim traz um panorama completo do casal, de seus filhos e do principado.

Assim, quando você finaliza a última linha, já sai conhecendo milhares de coisas sobre Monte Carlo, a economia e a política Monegascas e, claro, os detalhes da vida de toooda a família real (inclusive os escândalos mais recentes rsrs).

A família real Monegasca em dois momentos diferentes <3


Quando eu comprei essa preciosidade literária na Bienal do Livro, confesso que a capa foi o maior atrativo... afinal QUEM consegue resistir à beleza fascinante de Grace Kelly?!

A mulher era MUITO MUITO MUUUUUUITO linda, gente!


O segundo motivo da compra foi a curiosidade mórbida de saber os detalhes sobre dois momentos-chave da vida da atriz/princesa:


  • Seu casamento "relâmpago" com o príncipe Rainier III;
  • O acidente, ainda obscuro, que tirou sua vida.
Não querendo dar spoiller, mas já dando, ler essa biografia me surpreendeu eu todos os aspectos! Muito do que eu sabia sobre o casal real mais famoso de Mônaco, sobre sua família e etc. era reverberação dos boatos mais sórdidos que inventaram sobre eles. Exemplo?

- O que eu achava: 

"Rainier machista!! Não só fez Grace desistir da carreira em Hollywood, como PROIBIU que qualquer filme dela fosse exibido em Mônaco!"

 -  O que a biografia me contou:

Grace, como muitas mulheres daquela época, compreendia que a maternidade e o casamento eram empregos full time. Somando isso ao fato de ela assumir as inúmeras responsabilidades como Princesa, ela preferiu não se comprometer mais com o Cinema (embora seu coração tenha balançado por um filme de Hitchcock). 

Quanto à proibição dos filmes, essa é uma total mentira, para encobrir a real responsável pela não exibição daqueles clássicos: a própria MGM. Por "questões contratuais", o studio enviou ao principado somente algumas cópias em 16 milímetros (não necessariamente de todos os filmes em que Grace atuou), com a condição explícita de que eles NÃO FOSSEM EXIBIDOS AO GRANDE PÚBLICO! Oi?! É... é isso aí. Dinheiro, minha gente...

Enfim, amei muito cada uma das 406 páginas, revi meus conceitos e fiquei ainda mais louca para terminar de ver o filme, estrelado pela minha amadíssima Nicole Kidman, inspirado nessas páginas!


P.S: A única coisa que eu achei meio assim foi a "perfeição" absoluta e imaculada da vida do casal... Sinto que o autor deu uma de fã nessa hora, maaaaaaaaaaaas rsrsrs

Outros Posts

0 comentários

Buscar no Blog